top of page

CHAT DE ATENDIMENTO
Algumas informações sobre a Madalena (personagem da repórter Marjorie Umeda)
Nome Completo: Madalena Silva - Solteira
Data de nascimento: 14 04 76
Grau de Instrução:superior completo - designer grafico
Estado e cidade onde mora: sao paulo
Altura: 1,63 Peso:52
Tem irmãos? Idade dos irmãos: priscilla, 31/ milena, 24
O que faz para se distrair? janto com amigos, vou a cinema, parques, viajo e mergulho.
Observações: meu pai é diabético e minha mãe é hipertensa. Moro com a minha mãe, minha irmã de 24 anos e uma empregada que trabalha conosco a 30 anos. mas estou com vontade de morar sozinha. meus pais se separaram quando eu tinha 11 anos. tive dificuldades no começo, mas agora acho que lido bem com essa história. me dou muito bem com os dois. tive um relacionamento recentemente que durou quase um ano. foi bastante intenso. eu praticamente morei junto com ele, vinicius, por esse tempo. era uma historia complicada. ele tinha medo de se envolver. me amava, mas tinha medo de relacionamento. estamos separados ha um me sinto muito sozinha. perdida.


Atendimento via chat 

<Mada> Oiiiii
<M_Á_R_C_I_A®> Oiiiii
<Mada> é  isso, ja estamos no chat? 
<M_Á_R_C_I_A®> Sim, já estamos em chat
<Mada> isso  bem legal, hein?
<M_Á_R_C_I_A®> Bem, vc tem alguma duvida ou questão inicial?
<Mada> eu queria saber como funciona. é igual terapia normal? qula  a diferença eu fiz por algum tempo terapia com um cara lacaniano e depois com uma mulher ... ihhh, esqueci como escreve,...(PAUSA NA ESCRITA) 
<M_Á_R_C_I_A®> Behaviorista? 
<Mada> aquela discipula da melanie klein. isso mesmo.
<M_Á_R_C_I_A®> ok. Eu sou psicodramatista de Moreno. E a diferença está em ñ lhe ver e nem vc a mim. só isso.
<Mada> sempre que se faz terapia de psicodrama a gente não se ve ou so no caso especifico da terapia on line?
<Mada> eu acho que eu to sendo chata com esse monte de pergunta.
<M_Á_R_C_I_A®> Só no caso da on-line. as teorias utilizadas aqui são as mesmas q no consultório convencional, o q muda é a forma de utiliza-las, aplicando online. 
<M_Á_R_C_I_A®> Pode perguntar, estou aqui p isso.
<Mada> então vou perguntar como funciona isso, psicodrama?
<M_Á_R_C_I_A®> O psicodrama trabalha com atuações (como teatro) só q no  caso é a atuação da sua vida e dos personagens(social) q a compõe. Vc interpreta o seu proprio papel e o papel das pessoas tb. E assim, vc pode se ver e ver os outros.
<Mada> isso é bem interessante. de inicio me parece um pouco assustador pensar em olhar pelo foco da outra pessoa, mas não um assustador de terrivel, so um assustador de novidade, sabe?
<M_Á_R_C_I_A®> Entendi! é interessante pq vc pode saber e sentir como o outro sente. e isso realmente assusta!
<Mada> ... por um instante bem pequinininho, quase que eu dei uma piscada com o olho do meu ex namorado e fiquei com medo. é facil a gente ver o problema so de um lado e se colocar no papel de coitadinho...
<M_Á_R_C_I_A®> risos.... é ... além de ser facil é mto mais comodo.. 
<Mada> ri aqui tb...
<M_Á_R_C_I_A®> :o)
<Mada> sim
<M_Á_R_C_I_A®> Vamos começar algum assunto q lhe incomode p vc experimentar?
<Mada> sim
<M_Á_R_C_I_A®> Então conte p mim, algo q esteja lhe incomodando nos ultimos dias.
<Mada> ok. eu tinha um amigo, um grande amigo que eu conheci no lugar onde eu trabalho. tive a impressão de que ele sempre me cantou. tive não, ele seempre, pelo menos no começo me cantou. eu namorava. tinha um namoror complicado, com um cara separado que não conseguia me amar direito pq dizia que estava machucado e não consegui se relacionar. não era um relacionamento caotico como pode parecer da forma que eu estou contando. era legal mas a doação era unilateral, claro que so do meu lado. mas... esse meu amigo acompanhou por algum tempo essa historia. ele quase odiou esse meu namorado... e sempre fez uma  o que eu chamo agora - propaganda enganosa de si proprio, dizendo que se ele tivesse uma mulher é come eu, etc..etc.. etc.. 
<M_Á_R_C_I_A®> Quem fez esse ultimo cometario o ex namorado ou o amigo?
<M_Á_R_C_I_A®> OK, entendi
<M_Á_R_C_I_A®> continue
<Mada> não, o meu amigo
<Mada> eu percebia que esse meu amigo ate que gostaria de ter alguma coisa comigo, mas eu continuava sendo amiga dele e contando as mi nhas historias. e vou ser sincera, eu ate gostava de perceber que ele era interessado por mim pq eu estava carente e isso me fazia bem.
<Mada> eu terminei o meu namoro no começo de dezembro.
<Mada> eu não tinha marcado viagem de reveillon. tava triste e ia viajar sozinha pra uma praia legal pra desencanar. comecei a perceber que umas amigas minhas e esse amigo tb iam passar o reveillon em ilha grande, no rio. esse meu amigo  tb instrutor de mergulho. digo tb pq ele te m outra profissão. ele e as minhas outras duas amigas que mergulham me convenceram a fazer um curso de mergulho e viajar com eles. fui.
<Mada> no percurso da viagem comecei a achar esse meu amigo interessante. 
<Mada> nos acabamos ficando juntos lá na viagem. não chegamos a transar mas ficamos juntos. 
<Mada> chegando em sp, aconteceu algo estranho. mentira, lá na praia, ja começou a ficar estranho. era como se ele fugisse de mim. ou estivesse assustado comigo. eu comecei a senti-lo arisco...
<Mada> aqui em sao paulo foi bem estranho. a gente estava trabalhando praticamente no mesmo projeto e se vendo o dia todo. ele se comportou de maneira estranha, como se nada tivesse aconteciso. eu percebia que ele estava desconfortavel... chamei ele 2 feira pra jantar e ele me disse que estva com sono... depois, na quinta feira eu falei com ele de novo, por telefone pq ele não trabalhou e ele disse que estava com torcicolo... resolvi conversar e dizer o que estava acontecendo . ele me disse que estava sim fugindo de mim pq estava com medo.  medo de me machucar, pq  ele sabia que eu tinha saido a muito pouco tempo de um relacionamento confuso e doido e ele não queria que eu o visse como muletas. pedi pra ele acreditar em mimm que eu não veria ele como muletas. fiz um discurso meio moderno de quem não esta querendo compromisso. algo assim: olha, eu to com vc hj pq é legal estar com vc hj.
<Mada> ]saimos na sexta feira. acabamos ficando juntos de novo. transamos. no sabado nos vimos num churrasco de um amigo e so. sabe o que me incomoda nisso tudo?  que eu sei, acho que sei sim, que ele gosta de mim e esta confuso com essa histoira toda , mas fica com esse comportamento burro de olha,  so uma transa. ele não me disse isso, mas tenta agir como se ele tivesse apenas comido a amiga gostosinha. mas eu sinto, quando ele não esta fazendo fora e esta natural, que ele gosta de mim. que ele queria conseguir ficar comigo. é como se ele se defendesse. não entendo isso direito.
<M_Á_R_C_I_A®> Bem, vamos por partes. 
<M_Á_R_C_I_A®> 1- vc percebe como se doa mais do q recebe nos relacionamentos? Pq precisa estar dando mais do q recebendo? Pq essa necessidade de estar com pessoas q pedem de vc carinho, atençao, .... Pq vc ñ pode estar com pessoas q queiram dar p vc tb esses sentimentos?
<M_Á_R_C_I_A®> 2- Qdo vc diz, ele tem medo, cade o seu medo? pq foi vc q disse p ele q estava com ele por estar bom. 
<M_Á_R_C_I_A®> 3- Como vc falou dele o tempo todo como amigo. Onde está o ser amigo ai?
<M_Á_R_C_I_A®> Se ele toma atitudes, deve procurar respeita-lo em suas atitudes. Mas e as suas atitudes? Se ele tá se defendendo, motivos lá ele deve ter. Mas vc tb está se defendendo. Amigo.. amigo.... amigo.... ué, então como vc conseguiu transar com seu amigo e agora quer mais de um amigo?
<M_Á_R_C_I_A®> percebe isso?
<Mada> mais ou menos. 
<Mada> como assim quer mais de um amigo? não entendi isso.
<M_Á_R_C_I_A®> Vc diz o tempo todo, e o trata como amigo. em nenhum momento vc disse aqui, é o cara pelo qual vc sente algo mais, é um cara q me atrai... vc trata ele como amigo.
<Mada> ok, entendi. vc acha que talvez ele esteja agindo desse jeito porque ele talvez perceba assim claro como vc o quanto eu trato ele, eu não percebia isso, como um amigo? começo a pensar que talvez essa atitude dele de , sei la, distancia, ou melhor, essa atitude de amigo apareça um pouco porque ele veja e perceba que eu ainda trato ele assim, embora esteja muito interessa da nele?
<M_Á_R_C_I_A®> Será mesmo q vc está interessada nele? Será q ñ é mais uma vez sua necessidade de estar se doando mais uma vez no relacionamento? Pq se fosse algo maior, melhor, sua atitude ñ seria de amiga medrosa, e sim de amante q gosta da pessoa amada.
<Mada> ... pode ser essa historia de me doar...
<Mada> mas fico pensando aqui. como eu iria me comportar como amante com ele? porque ele foge de mim e me passa a impressão de que se eu me comportar como amante ele sairia correndo.
<Mada> risos
<M_Á_R_C_I_A®> Mas isso ele já está fazendo. Perceba q p ser e agir assim, vc ñ precisa ir atras! é  mais ou menos a atual situação, virou uma brincadeira de pega pega. se alguém foge, é pq alguém está indo atrás e perseguido p q o outro fuja.
<M_Á_R_C_I_A®> o q?
<Mada>  sempre assim? bem, acho que de novo vc tem razão... ele esta fugindo e não é nem da amante. é da amiga.
<Mada> pq sera que eu estou assustando ele? pq ele esta fugindo? não era ele o cara que queria uma mulher assim?
<M_Á_R_C_I_A®> Pois é! qdo assustamos alguém é pq alguma careta fizemos p assustar! Ou será q vc tb ñ está afastando ele de vc pq tb está com medo de se relacionar novamente?
<Mada> é
<Mada> mas eu posso estar assustando sem perceber? pq ate onde eu percebo o que eu estou fazendo, eu estou buscando por ele.
<M_Á_R_C_I_A®> Pois, qdo vc contava sua história como amiga de seu namorado, era vc q ia até ele ou ele q vinha até vc?
<Mada> os dois. eu ia ate ele e ele sempre estava disponivel. e ele vinha ate mim tb. a diferença é que ele estava disponivel. eu podia ligar pra ele duas horas da manha de segunda feira e ele me encontraria em qualquer lugar da cidade pra me ouvir.
<M_Á_R_C_I_A®> E agora vc vai mais até ele do q ele até vc. vc tem dado tempo p ele vir até vc? tem dado espaço p ele te procurar sem ser vc a tomar a iniciativa?
<Mada> acho que não, pq eu sou um pouco ansiosa.
<M_Á_R_C_I_A®> Pois é.. antes qdo ele ñ era o centro de suas atenções, sobrava espaço p ele se manifestar e agora, ele é o centro de suas atenções, e talvez esteja sentindo-se sufocado com tudo isso, pode estar com medo de tanta atenção, ou com medo da exclusividade q vc tem dado p ele.
<M_Á_R_C_I_A®> 1- vc precisa ver se vai se sentir confortável em ficar quietinha.
<Mada> então eu começo a pensar que  melhor eu ficar bem quietinha aqui e esperar ele se mexer... mas isso é meio maluco... qdo a gente não 
<Mada> olha, eu não sei, mas do jeito que ta, eu assim brincando de caçadora, não ta legal. eu acho ele um idiota. qdo eu não era dele, ou pra ele, ele insistia, queria. agora que eu disse com atitudes: ok, vc quer, não ? então ta bom, to aqui ele foge. isso não é péssimo? acho infantil da parte dele.
<M_Á_R_C_I_A®> Madelena, perceba uma coisa, ele queria e gostava da pessoa q vc se mostrava. De repente, vc muda de comportamento p agrada-lo e se esquece de ser a Madalena q ele conheceu e aquela q vc é. Pq essa necessidade de agradar aos outros e se esquecer de vc?
<Mada> marcia, ele conheceu uma madalena que namorava. eu não mudei pra agrada-lo. eu mudei porque eu deixei de namorar. fico pensando que ele então é mais louco, que ele gostava de mim enquanto eu não podia e ele tinha certeza que eu não seria dele.
<M_Á_R_C_I_A®> ñ vou descartar essa possibilidade, tem pessoas assim. Mas vc disse tb q mudou, passou a procurar mais do q ser procurada. Pare um pouco p analisar vc antes com ele. esqueça q estava namorando, se perceba em atitudes. e depois , como age agora, depois q resolveu ir buscar por algo mais q amizade na relação de vcs. 
<Mada> eu fiquei insistente.
<M_Á_R_C_I_A®> Pois é. Mtos homens se assustam qdo percebem q alguém os quer. e qto mais insistem, mais eles saem correndo. Vc tem q ver, e tentar ser mais vc qdo era antes de se interessar por ele.
<Mada> eu acho isso horrivel nos homens... mas vou fazer isso, pq do jeito que esta, esta patetico...
<M_Á_R_C_I_A®> risos.... assim vão continuar brincando de pega-pega!!! Procure sentir e valorizar mais a Madelena, assim, ele vai poder lhe valorizar mais.
<Mada>  verdade. isso é coisa que nossos amigos falam , mas que a gente so acredita qdo não tem mesmo outra opção. acho que ele mesmo, na condição de meu amigo, ja deve ter me dito algo assim.
<M_Á_R_C_I_A®> Então, pq ñ segue a dica q ele te deu. Sabe uma coisa boa p começar? Amanhã, qdo for trabalhar, se arrume bem, faça um belo penteado, se maquie o melhor q puder p ir trabalhar. Diga q acordou com vontade de se arrumar. Vai ver q até seu sorriso vai ficar mais bonito. Mas faça isso p VOCÊ, ñ fique na expectativa de q os outros vão perceber e te elogiar. Vai ver como é diferente qdo se cuida mais.
<Mada> vou seguir a dica, sim.
<M_Á_R_C_I_A®> Vou lhe desejar boa sorte e q recebe belos sorrisos em troca de cada sorriso q vc der.
<Mada> oba!!! obrigada.
<M_Á_R_C_I_A®> Bem, nosso horário acabou... acho q deu p vc perceber algumas coisas.
<Mada> deu sim.
<Mada> como eu faço se eu quiser continuar?
<M_Á_R_C_I_A®> Bem, vou te enviar um e-mail detalhando o procedimento p caso vc queira continuar. ok?
<Mada> ok.
<Mada> eu adorei, marcia.
<M_Á_R_C_I_A®> Q bom, obrigada por ter adorado!
<Mada> então, eu aguardo o seu e mail e espero mesmo que a gente consiga continuar.
<M_Á_R_C_I_A®> Vou torcer por vc. Tenha uma bela continuação de semana! Mando email e vc analisa direitinho.
<Mada> obrigada. uma otima semana pra vc tb. 
<M_Á_R_C_I_A®> Brigadimmmmmm
<Mada> um beijo
<M_Á_R_C_I_A®> Beijos
<M_Á_R_C_I_A®> Byeeee
 <M_Á_R_C_I_A®> FECHANDO O CHAT
*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Apesar de ter sido utilizado um personagem, gostaria de ressaltar, que todo personagem sempre leva conteúdos (comportamentos, gestos, tipo de fala, sensações, emoções,...) de seus criadores. Então no personagem da Repórter Marjorie, por mais fantasia e mentira que exista, quem criou o personagem e mentiu foi a repórter, utilizado conteúdos internos da pessoa Marjorie. Os profissionais de saúde mental, lidam também com conteúdos internos que nossos clientes nos apresentem da forma que conseguem e desejam apresentar.
Então fica aqui a pergunta: O que a Personagem Madalena tem de Marjorie?
© Márcia Homem de Mello - Psy_Coterapeutas On Line - www.homemdemello.com.br/psicologia 
Fevereiro de 2000

bottom of page